terça-feira, 30 de agosto de 2011

GRANDES DESCOBERTAS DA MEDICINA

Grandes descobertas da medicina 

Bactérias
A descoberta de como observar as bactérias revolucionou uma série de coisas na medicina, como uma das maiores causas de doenças e mortes.

O método de observar bactérias foi descoberto pelo holandês Antony van Leeuwenhoek, em 1675 aproximadamente. E foi por acaso a descoberta: ele observou com lentes super poderosas, pequenas criaturas se agitando em uma amostra de água.
Com base nisso, o estudo e conhecimento sobre as bactérias aumentou e ajudou a salvar vidas.

Antibióticos

Também foi sem querer que o médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina, ao observar que culturas de bactérias que havia deixado com penicilina morriam.


Foram necessários vários anos de desenvolvimento para que a formula pudesse ser ministradas em humanos, mas o resultado foi positivo: o escocês havia simplesmente descoberto a melhor forma de acabar com as bactérias – o antibiótico, feito a base da penicilina.
Anestesia

Desmaios e até choques de tanta dor durante cirurgias era comum.


Em 1842, o americano Long resolver descobriu que o éter diminuía a consciência do paciente.
A experiência foi realizada diante uma cirurgia de extração de um cisto no pescoço. O paciente cheirou éter e perdeu os sentidos, mas também não sentiu dor alguma durante o procedimento.

Vacina

O principio da vacina foi descoberto devidos às circunstancias do século 18. A varíola matava 40% dos afectados pela doença e quem não morria, tinha graves sequelas  como a cegueira.

Foi em 1796 que o britânico Edward Jenner descobriu que se um ser humano fosse contaminado pela ferida da varíola bovina (já que a doença atacava gado, cavalos e porcos também) ficava livre de pegar a doença humana, muito mais forte.
Essa descoberta impulsionou a pesquisa sobre as vacinas, técnicas para eliminar ou abrandar as doenças nas pessoas.

Colesterol

Em 1912, o russo Nikolai Anichkov observou que os coelhos que alimentou com gemas de ovos somente morriam. Fez a autópsia e descobriu que os coelhinhos possuíam placas de gordura nas artérias, iguais aos dos seres humanos.

Esse acontecimento abriu caminho para o estudo das doenças cardíacas, sua relação com a alimentação e consequentemente, com os tratamentos para melhorar a qualidade de vida.

Raios X

A técnica de observar as estruturas internas do corpo e assim diagnosticar doenças mais facilmente e precocemente foi descoberta em 1895, pelo alemão Edward Jenner.

A descoberta também não foi intencional: o alemão observou que um aparelho de seu laboratório emitia uma luz amarelo esverdeada. Depois de alguns testes, colocou a mão de sua esposa sob o aparelho e sobre uma chapa e o ligou por alguns minutos. Quando revelou a imagem, se deparou com o desenho dos ossos da mão de sua esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário