quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAFEíNA E CRIANÇAS


Cafeína e crianças


Crianças com menos de 12 anos estão consumindo muita cafeína, principalmente refrigerantes à base de cola, substância que pode interferir no sono da garotada. De acordo com o estudo, publicado na edição on-line do The Journal of Pediatrics, cerca de 75% das 228 crianças entrevistadas consumiam cafeína. Crianças entre 5 e 7 anos de idade consumiam uma média de 52mg por dia, e as com idade entre 8 e 12 anos consumiam 109mg, em média, o equivalente à mesma quantidade em uma xícara de café.

O propósito do estudo foi fazer uma associação entre o consumo de cafeína e o xixi na cama, já que a substância é diurético. O resultado mostrou que não há essa relação, porém, constatou-se que o sono pode ser afetado pela cafeína. O tempo médio de sono para os que consumiam cafeína foi levemente menor do que o recomendado para essas idades pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

A Associação Americana de Bebidas contestou o estudo, com base em uma análise feita há nove anos que considerou os efeitos da cafeína em crianças modestos e inócuos.

Embora os autores do novo estudo reconheçam que não há uma associação entre a cafeína e problemas de sono, William J. Warzak, professor de psicologia da Universidade de Nebraska e principal autor do estudo, recomenda aos pais evitar que seus filhos consumam a substância

Nenhum comentário:

Postar um comentário