sábado, 16 de abril de 2011

MIOMA SAIBA MAIS

E uma doença que se desenvolve no útero, é quando algumas células apresentam defeitos ,o resultado disso e um tecido que cresce de forma anormal. Esse tumor e benigno em apenas 0,5%vira câncer ,a forma desse  mioma lembra uma cebola, porque tem varias camadas esse tumor pode dar tanto dentro como fora do útero ele normalmente surge depois de algum desequilíbrio hormonal .
sintomas:Aumento e alteração na menstruação, a cada menstruação o fluxo de sangue aumenta podendo até mesmo levar a uma anemia.Dor devido a maior contração da musculatura para eliminar o excesso de menstruação ,com esse tumor o útero vai crescendo e comprimindo estruturas e órgãos próximos, fazendo com que a bexiga e o intestino sofram compressão levando paciente a urinar com maior frequência, a constipação intestinal também e comum (prisão de ventre).
tratamento:Como se trata de uma doença benigna e na sua maioria não causam sintomas nem todo paciente deve ser tratado ,o conceito principal e que mioma só deve ser tratado quando houver sintomas.Nos casos assintomáticos ,os pacientes devem ser acompanhados regularmente,existem três tipos de tratamento .


  1. medicamentoso   
  2. cirúrgico
  3. embolização
Medicamentosa: esse e o primeiro passo começa com o uso de um anti-inflamatório, muitas vezes esse procedimento já e o suficiente ,pois o objetivo e controlar o sangramento e inibir o crescimento do mioma ou reduzir o seu tamanho para isso os medicamentos indicados são conhecidos como;análogos do GnRH.Eles criam uma falsa menopausa ,fazendo com que os avários liberem menos estrogênio,o problema e que quando interrompido esse tratamento o mioma volta acrescer ,esse medicamento só pode ser usado por seis meses.

Efeitos colaterais insônia,secura vaginal,ondas de calor,perda temporária da memória,diminuição da libido e aumento do risco da osteoporose . 
Cirúrgico:são casos quando os miomas são muito grandes ou quando a presença de, degeneração (alteração no tecido do mioma )e nos casos de infertilidade, há duas modalidades cirúrgicas 
  • miomectomia 
  • histerectomia 
  miomectomia:tira se apenas o mioma preservando o útero porem em alguns casos não consegui-se pois uma das complicações e a formação de adêrencias .
histerectomia:e a retirada do útero .
Embolização:coloca-se um cateter dentro da artéria úterina que nutri o mioma, depois injetam agentes que levam a formação de êmbolos no interior da artéria com isso o fluxo de sangue e interrompido.Esse procedimento e indicado quando o paciente não quer perder o útero ou quando a contra indicações a histerectomia .os efeitos colaterais desse procedimento eisquemia grave do útero (como se fosse um infarto,parecido com o do coração )ocorrência de infecção e parada das menstruações.
Por isso devemos sempre procurar um medico,pois nossa saúde e o principal fator para sermos pessoas felizes,cuide-se não esqueça de que a vida e uma só........

Nenhum comentário:

Postar um comentário