sexta-feira, 27 de maio de 2011

HIPOTIREOIDISMO ESCLAREÇA OITO DUVIDAS

Hipotireoidismo esclareça oito duvidas
A tiróide trata-se de uma doença endócrina,alem da tiróide ainda há doença endócrinas como diabetes e obesidade as doenças endócrinas são responsáveis por cerca de 7,8% de morte de mulheres no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. A tiróide e uma glândula que fica localizada no pescoço, essa glândula produz 2 hormônios, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Esses hormônios servem para harmonizar o funcionamento do organismo, ele age diretamente em órgãos como: coração e rins e nas mulheres ele interfere até no ciclo menstrual, e por isso que a tiróide deve estar sempre em ótimo funcionamento.
Os problemas de tiróide mais comuns são:

  • hipertireoidismo e quando a glândula produz o hormônio em excesso,fazendo com que o metabolismo se altere.
  • hipotireoidismo e quando os hormônios T3 e T4 são liberadas em quantidade insuficiente.
Tire oito duvidas sobre hipotireoidismo 

  1. Os sintomas podem ser identificados com clareza? Não.não são claros pois os sintomas são; desanimo, cansaço, sonolência, pele seca, inchaço nos olhos, lentidão física e mental, por isso os sintomas são confundidos, com os  sintomas de outras doenças como depressão e anemia, o hipotireoidismo trata se de uma doença lenta e que atinge vários sistemas do corpo.
  2.  Por que o hipotireoidismo se manifesta mais em mulheres? Ainda não se sabe ao certo o porque isto ocorre, mas especialista acreditam que pode ser devido a menopausa pois nessa fase as alterações hormonais são grande, e também porque e nessa fase que a incidência e maior entre as mulheres.
  3. Como saber se estou no grupo de risco da doença?  Os fatores de risco são as pessoas que tenham outras doenças outoimunes como: lupos, artrite reumatóide, vitiligo e diabetes do tipo 1, e também se já existir casos da doença na família.
  4. Quais exames necessita ser feitos para o diagnóstico? O exame mais comum e chamado de, dosagem de TSH sérico ,esse exame deve ser feito por pessoas que estão no grupo de risco, pessoas que estão com os sintomas e  pessoas acima de 60 anos.
  5. O hipotireoidismo tem cura?  A cura definitiva ainda não existe, mas se a pessoa portadora do hipotireoidismo fizer o tratamento correto ele poderá ter uma vida sem muitos problemas.O tratamento e feito a base de comprimidos que devem ser tomados pelo resto da vida.
  6. Quais são as consequências mais graves se não houver tratamento? A falta desse hormônio, pode levar ao coma mixedematóso, e quando o paciente tem queda de temperatura corporal, ai ocorre a lentidão de todas as funções do organismo, com isso todo sistema imune fica fragilizado facilitando a instalação de outras doenças como pneumonia e outras infecções.
  7. O hipotireoidismo provoca o aumento do peso? A relação entre o peso e o hipotireoidismo e o metabolismo, pois a tiróide e responsável também pelo metabolismo.
  8. O que e necessário para controlar o hipotireoidismo ? Se o paciente estiver fazendo o uso de seu medicamento corretamente sua rotina não será afetada, também mantenha uma boa alimentação, pratique exercícios físicos e regulares para não correr o risco de obesidade e seus efeitos negativos, efeitos como: hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, e problemas cardio  respiratórios e nunca deixe de fazer o acompanhamento medico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário