sábado, 25 de junho de 2011

CACHORROS PESSIMISTAS ISSO E POSSÍVEL?

Cachorros pessimistas isso e possível?

Estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, indica que cachorros também manifestam personalidades pessimistas, a exemplo do que ocorre com os humanos.
Mike Mendl, autor da pesquisa, diz que o estado emocional de uma pessoa afeta diretamente suas decisões. Alguém otimista por natureza, ressalta o cientista, tende a enxergar uma situação de forma positiva, enquanto alguém pessimista olha um problema a partir de um ângulo negativo. Nosso estudos mostram que o mesmo acontece entre os cães, explica o acadêmico.
Durante o estudo, os pesquisadores treinaram cachorros de um centro de reabilitação britânico para identificar tigelas cheias e vazias de alimento deixadas em lados diferentes de uma sala. Os cientistas dividiram o recinto em três posições: positivo, negativo e neutro. No lado positivo, eles deixaram o recipiente com um pouco de comida e no lado negativo uma vasilha vazia. Em seguida, os pesquisadores soltaram os cachorros na sala para que pudessem identificar o que cada uma das posições representava (comida, positivo; vazio, negativo).
Na etapa seguinte da experiência, os pesquisadores colocaram uma tigela vazia em um ponto qualquer da sala e observaram o comportamento dos cachorros. Os cães otimistas corriam para o lado positivo do recinto, na expectativa de encontrar comida, enquanto os animais pessimistas caminhavam lentamente para o lado negativo da sala.

A equipe avaliou também a forma como os cães reagiam à solidão: os animais pessimistas eram exatamente os mesmos que apresentavam problemas de comportamento, quando longe de seus donos.
Segundo Mendl, a forma como os cães se comportam na ausência dos donos diz muito sobre sua personalidade. Os animais otimistas ficam calmos, já que têm certeza de que o dono voltará em breve. Os pessimistas, por sua vez, se sentem abandonados e são mais propensos a latir e a se comportar mal.
O que já se sabia sobre o assunto
O cachorro é um produto da sociedade e está cada vez mais semelhante ao ser humano, afirma a veterinária Hannelore Fuchs. “O cão é um ser com sentimentos e emoções e essa pesquisa mostra o que desde a década de 70 especialistas de todo o mundo tentam provar”, ressalta a especialista em comportamento animal.
A ansiedade é um medo prévio e cada cachorro lida de uma forma diferente com a ausência de seu dono. Essa pesquisa abre uma nova visão de que o cachorro pode tomar uma decisão de acordo com a sua estrutura emocional.
Pessimismo e otimismo são conceitos coletivos difíceis de definir, mas Mendl soube como quantificar isso através de um experimento claro, avalia a veterinária. E ela completa: Classificávamos os cães como ativos, com dificuldade de aprendizado ou calmos, mas agora sabemos que muito de seu comportamento se deve a sua personalidade e não a sua raça.
Especialista: A alemã Hannelore Fuchs, 83 anos, é veterinária e PhD em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP)
A especialista acompanha as evoluções da área de cognição animal desde o final da década de 60, mas se dedica exclusivamente ao assunto desde 1985.
Conclusão
O estudo é relevante para a comunidade veterinária e mostra que, assim como o ser humano, os cães possuem diferentes personalidades. Cada cachorro reage de uma forma diferente à solidão e isso não depende da raça ao qual ele pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário