domingo, 5 de junho de 2011

ONICOFAGIA O MAL DE ROER AS UNHAS

Onicofagia o mal de roer as unhas


A onicofagia ou seja roer as unhas ,explica especialistas que não existe um motivo específico , ou seja, o hábito de roer unhas. É um sintoma de ansiedade. Cada pessoa faz uma coisa, algumas enrolam o cabelo, outras coçam a orelha, outros roem unhas, . 
Quem não consegue se livrar desse problema passa os dias incomodado com ele, as pessoas que sofrem desse mal normalmente , sente vergonha das mãos ao expô-las em situações que fazem parte da sua rotina diária ,a passoa também fica incomodada por querer passar esmalte, como todas as outras pessoas,mas não conseguem deixar o esmalte e o tamanho curto da unha não fica bonito. 
O principal problema é o abalo que causa com a autoestima dos roedores de unha.O hábito, pode ser classificado como compulsão, começa bem cedo, na infância, e pode ser levado para o resto da vida se não for tratado, as pessoas que roem unhas devem procurar ajuda de um especialista quando sentirem que essa atitude atrapalha sua vida. 
 Se a pessoa tiver ansiedade o problema vai ser analisado e tratado. Além disso, o paciente e o profissional vão trabalhar juntos para combinar formas que ajudam a manter as mãos longe da boca.Usar luvas, passar esmaltes com gosto ruim, segurar uma bolinha, são alguns exemplos de artifícios que podem auxiliar no tratamento, explica a psicóloga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário