quarta-feira, 1 de junho de 2011

SETE MOTIVOS PARA IR AO FONOAUDIÓLOGO

Sete motivos para ir ao fonoaudiólogo  

Trocar letras, língua presa e respiração oral: esses são os motivos que, geralmente, levam os pacientes ao fonoaudiólogo. Mas há outros motivos que justificam uma consulta. São muitas as situações a seguir, os especialista listam 7 casos em que a consulta ao fonoaudiólogo é indicada.  
                                                                                                                                                                                         Trocando as letras
A letra p pela letra b; a letra f pela letra s. Quando a criança troca as letras, é hora de consultar um fonoaudiólogo. Durante as sessões, são feitos exercícios que auxiliam na reprodução da letra.Quando há dificuldades com a letra l, por exemplo, os exercícios envolvem a ponta da língua, com a leitura de diversas palavras na frente do espelho.A criança precisa se interessar pelo exercício.
                                                                                                                                                                                           Padrão respiratório
 Ajudar o paciente a estabelecer um padrão respiratório, é muito comum crianças e adultos respirarem pela boca, o que diminui a imunidade e atrapalha a dicção.  
                                                                                                                                                                                                Língua presa
Língua presa e motivo de piada na época da escola, os especialistas dizem que língua presa na verdade, a língua não e presa ela e  língua é solta, passando dos dentes, o que dificulta a pronúncia de algumas letras. A língua dessas pessoas é flácida e, segundo a especialista, exercícios para tonificar a língua melhoram a fala.
                                                                                                                                                                                         Traumas na mandíbula
 Casos em que a mandíbula sofreu algum tipo de trauma e, por conta disso, surge dor na região, além de dificuldades na fala e problemas para articular a fala e a mastigação. a articulação da mandíbula fica travada após um trauma e exercícios de fortificação muscular auxiliam na recuperação, além de exercícios de alongamento da musculatura.  
                                                                                                                                                                                              Perda auditiva
Mesmo diante de uma perda grande da audição, a fonoaudiologia pode trabalhar a comunicação.há dois métodos utilizados com pessoas que perderam a audição: 
- compreender a fala: como entender a fala de outras pessoas que não sabem a linguagem de sinais.
- reproduzir os sons: por método sensitivo, a pessoa com problemas auditivos coloca a mão na garganta da fonoaudióloga enquanto esta emite um som. Com vibração que sente, a pessoa irá tentar reproduzir o som .. 
                                                                                                                                                                                      Resistência da voz
Chegar ao fim do dia com a garganta doendo ou totalmente sem voz é sinal de alerta quando isso se torna uma rotina, fato muito comum em profissionais que usam muito a voz, como é o caso de professores que passam o dia alterando a voz por conta das aulas.Isso pode levar ao aparecimento de calo ou nódulo. O conselho é, assim que o problema aparecer, ir ao fonoaudiólogo para que ele avalie se não há uma patologia e iniciar o aumento da resistência muscular da prega vocal.                                                                                 
                                                                                                                                                                                               Disfagia
Há um profissional que trabalha em hospitais exclusivamente com pessoas que apresentam dificuldades para se alimentar após cirurgias ou acidentes que envolvam o uso de sondas. Deixar de usar a musculatura por um tempo pode fazer com que o alimento desça pela laringe, podendo provocar o engasgo e também pneumonia por aspiração.Da mesma forma que a perna fica bamba quando o gesso acaba de ser tirado por um longo tempo, é preciso exercitar a musculatura da boca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário