quinta-feira, 28 de julho de 2011

GLAUCOMA

Glaucoma
O glaucoma não tem cura, mas tem tratamento, porém o atraso no diagnóstico contribui para o número elevado de casos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo a doença afeta cerca de 60 milhões de pessoas. Provocado pela elevação da pressão ocular, se o glaucoma não for tratado, pode levar à cegueira. 


O Ministério da Saúde estima que no Brasil mais de 900 mil pessoas sejam portadoras da doença, que é a segunda principal causa de cegueira irreversível no país, atingindo 1,5% da população acima de 40 anos. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de três milhões de casos de cegueira decorrentes do glaucoma. 


A doença é assintomática e causa danos irreversíveis com o passar do tempo, entre eles a perda progressiva da visão e o estreitamento do campo visual devido a uma pressão no nervo óptico. 


O diagnóstico precoce, a consulta periódica com o oftalmologista e o tratamento regular da doença podem evitar maiores danos à saúde ocular e, consequentemente, a cegueira irreversível. 

Um comentário:

  1. ola, tudo bem!!!que beleza seu blog. esa materia sobre o glaucoma é muto importante muitas pessoas não sabem que tem a doença , quando vão atrás´já é muito tarde. parabéns pelo blog. posts bem legais, amei. os longos então, lindos. afuardo sua visitinha no meu blog ok. otima tarde.bjim

    ResponderExcluir