sexta-feira, 29 de julho de 2011

PASSAR OS SEIOS PARA EVITAR GRAVIDES PRECOCE


Passar os seios para evitar gravides precoce

Todas as manhãs antes da escola, Terisia Techu de nove anos de idade passa por um procedimento muito doloroso. Sua mãe levava-a até um pilão ardente, saído do fogo e usava para pressionar os seus seios.
Com lágrimas nos olhos ela se lembra como era, Terisia diz que um dia o pilão estava tão quente, que ela se queimou, deixando uma marca. Agora com 18 anos, ela ainda está traumatizada.

Sua mãe, Grace Techu , nega o incidente. Mas ela orgulhosamente demonstra o método que ela usou em sua filha durante várias semanas, dizendo que o objetivo era torná-la menos desejável para os meninos - e evitar a gravidez.
Um estudo descobriu que uma em cada quatro meninas em Camarões foram afetados por essa prática.

O Departamento de Estado dos EUA  , em seu relatório sobre direitos humanos em 2010  em Camarões, citou algumas reportagens e disse: mama ironing "vitimando inúmeras meninas no país" e, em alguns casos "resultando em queimaduras, deformidades e problemas psicológicos."
Existem mais de 200 grupos étnicos em Camarões todos com suas normas e costumes diferentes. Passar as mamas é praticada por todos esses grupos étnicos.
Algumas mães usam pedras quentes ou cascas de coco para achatar os seios de suas filhas.
Os médicos acreditam que dietas melhoradas resultaram em jovens camaroneses que chegam a puberdade precocemente. Muitas delas também engravidam mais cedo.
Terisia ficou grávida aos 15 anos. Seu filho morreu ao nascer.
Ela disse que passar a mama não funciona. Ela odeia a prática e disse que o melhor que sua mãe poderia ter feito era conversar sobre sexo e sobre como prevenir a gravides .
Grace Techu  argumenta que se não tivesse engomado as mamas, Terisia teria engravidado ainda mais jovem.

Techu tem quatro filhas, e ela usou o procedimento nas duas primeiras. A terceira ela tem evitado, pois seus seios estão crescendo a uma taxa aceitável, Techu diz, a quarta menina  ainda é muito jovem.
Mães que querem que suas filhas terminem a escola antes de se tornar mães têm recorrido a esta medida drástica, e muitos não vêem nada de errado com essa pratica.
Em 2006, uma organização não-governamental alemã expôs a prática, que na época era feita em segredo.
Agora, instituições de caridade embarcaram em campanhas para educar as mães em Camarões que o correto é a educação sexual - e não passar as mamas -  para acabar com a gravidez na adolescência.

Dr Sinou Tchana, uma ginecologista em Camarões, viu glândulas mamárias que foram destruídas. Ela também viu um caso de câncer, embora ela diz que não foi possível determinar se a passar as mamas causou o câncer ou apenas agravou o câncer.
"Uma mãe veio com queimaduras secundárias, porque a pedra que ela estava usando para passar as mamas a queimou ", diz Dr Tchana.

Uma das pacientes da Dr Tchana tem 23 anos e suas cicatrizes ainda doem 14 anos depois, seus seios foram sanadas. Ela juntou-se ao esforço para enfrentar as mães sobre os efeitos de suas ações.
O desafio para todos aqueles que tentam parar a prática está atingindo o pais, como Techu que vive em aldeias que antes tinha esse ritual como motivado pelo amor, hoje tem a consciência que o ritual esta destruindo mais vidas .

3 comentários:

  1. até eu que não tenho seios estou sentindo a dor...

    ResponderExcluir
  2. A ignorância que ainda impera entre alguns povos é inaceitável! Onde está os funcionários que recebem para zelar dos direitos humanos?

    ResponderExcluir
  3. isso é um absurdo! como uma mãe pode fazer uma coisa dessa na própria filha????

    ResponderExcluir