quinta-feira, 16 de junho de 2011

AS VANTAGENS DO CROSS LINK PARA CERATOCONE

As vantagens do cross link para ceratocone 
O tratamento "Corneal Cross link  como é conhecido internacionalmente, ou simplesmente Crosslink aqui no Brasil, sem dúvida é uma técnica promissora. Os estudos iniciais mostram que a utilização da técnica aumenta a resistência bio-mecânica da córnea, interrompendo a evolução do ceratocone
Cross link de corneá o que é?
E o mais recente método utilizado para o tratamento do Ceratocone e Extasias de córnea no qual através do uso de  uma substancia natural chamada Riboflavina (vitamina B2) que, associada à luz Ultravioleta A de 370 µm, cria novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, aumentando sua resistência e rigidez.
Quais as indicações do Cross Link? 
O Cross Link vem se tornando uma opção terapêutica bem menos agressiva que o anel de Ferrara e o transplante de córnea e, o que é fundamental, potencialmente capaz de controlar a progressão do ceratocone justamente por agir no mecanismo fisiopatológico da doença, endurecendo a córnea
Como é realizada a cirurgia do Cross Link? 
O procedimento é realizado dentro de uma unidade cirúrgica com o paciente deitado ou reclinado sob anestesia tópico com colírio anestésico.
A epitélio da córnea é retirada através de um processo de raspagem com um instrumento especial e gotas de colírio de Riboflavina a 0.1% (vitamina B12) é aplicado em sua superfície de 5/5 minutos várias vezes até que a córnea esteja totalmente impregnada por ele.
O colirio de Riboflavina 0.1% tem uma cor amarela e após um período de 30 minutos,o paciente é examinado em um microscópio especial( biomicroscópio) com a finalidade de se assegurar que o medicamento foi realmente absorvido pelo tecido corneano..
A seguir,o paciente é colocado deitado sob um microscópio cirúrgico,tendo as pálpebras imobilizadas por um afastador especial e a seguir, após a calibração do aparelho que emite a radiação Ultravioleta A de 370 µm é aplicada sobre a superfície embebida pela Riboflavina por cerca de 30 minutos.
O pigmento amarelo da Riboflavina absorve a luz Ultravioleta A.
A seguir é colocada uma lente de contacto que será retirada após 3-4 dias após a cicatrização do epitélio corneano.
Quanto tempo leva para que o procedimento tenha o efeito pretendido?
A córnea, através do Cross Link, tem sua resistência e rigidez aumentada tão logo termina a aplicação da luz ultravioleta e esta resistência se acentua ainda por alguns dias após o término do procedimento.
Como resultado final a progressão do ceratocone ou a evolução da extasia corneana  é interrompida.
Como e o pós-cirúrgico?
No pós-operatório utilizamos colírio antibióticos e o paciente é examinado diariamente até a retirada da lente de contacto e a seguir observado com 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses e após 1 ano do tratamento.
Uso de Lentes de Contacto
O uso de Lentes de Contacto é liberado após 30 dias do procedimento observando que, uma vez que o Cross Link modifica a curvatura corneana, a lente deverá ser readaptada.
Quais os riscos?
Uma vez que o epitélio corneano é retirado para a realização do procedimento existirá sempre um risco de infecção, o qual muito embora extremamente baixo,deverá ser prevenido com uso de colírios antibióticos por 7 dias.
A luz ultravioleta A é prejudicial aos olhos?
A luz Ultravioleta A com um comprimento de ondas de 370 µm utilizada não lesa os olhos, ao contrário da luz ultravioleta C dos raios solares
Conclusão 
O Cross Link corneano é uma arma que não cura o ceratocone mas deverá ser utilizada nos casos iniciais com o objetivo de se evitar a sua evolução para casos mais avançados, nos quais o Anel de Ferrara ( em poucos casos) ou o Transplante da córnea são indicados.Recentemente tem-se descritos alguns raros casos de regressão do ceratocone após o uso de Cross Link, mas são casos que fogem à regra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário