quarta-feira, 29 de junho de 2011

HORMÔNIOS PARA GANHAR ALGUNS CENTÍMETROS

Hormônios para ganhar alguns centímetros 


Pelos, espinhas, aumento dos seios, suor e calcificação dos ossos. Após a primeira menstruação, as meninas precisam se acostumar com as modificações que o corpo sofre. No entanto, algumas delas utilizam hormônios para retardar este processo, principalmente para poder crescer um pouco mais. 


Gabriela, de 18 anos, percebeu logo no início da puberdade que não iria crescer muito. Filha de pais baixos com cerca de 1,60cm de altura a expectativa era de que ela crescesse apenas até 1,50cm. Não era o suficiente, então foi atrás de ajuda médica.


Segundo o presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Nilson Roberto de Melo, a prescrição de hormônios para o retardamento da primeira menstruação é indicada em casos deste tipo.
Os hormônios prescritos para adolescentes retardarem o processo de puberdade fazem com que os ossos tenham um pouco mais de tempo para crescer. Assim, é comum que sejam indicados medicamentos para que o corpo espere mais um pouco, disse o especialista. Segundo ele, o remédio chega à hipófise (glândula que produz os hormônios) e faz com que a primeira menstruação seja protelada, ou seja, adiada. 



Gabriela começou o tratamento com 11 anos. Hoje, com 18, ela possui 1,58cm, oito centímetros a mais do que o esperado. Não podemos esquecer que o fator genético é predominante. Não é tomando hormônios que a jovem poderá chegar a ter 1,80cm, explicou Melo. 
Vaidade
Mas e quando o assunto é vaidade? Algumas meninas procuram os consultórios com a intenção de ganhar altura sem necessidade. Nestes casos é preciso que os pais avaliem bem. Como médico, acredito que os hormônios devem ser indicados quando há um problema. Caso contrário, sou contra, disse o presidente da Febrasgo. 
Segundo Melo, não existem estudos de contraindicação do método, mas é bom lembrar que o tratamento não é barato. Além disso, as adolescentes precisam estar com receita médica para receber a medicação, que consiste em uma injeção debaixo da pele. 
Embora seja um processo demorado e que demande um alto custo, Gabriela diz estar satisfeita: Não ouço mais brincadeirinhas de mau gosto e sinto que meu peso está melhor distribuído. Estou feliz com o resultado, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário