sábado, 18 de junho de 2011

A INSÓNIA SAIBA COMO DORMIR BEM

A insónia saiba como dormir bem 


A correria do cotidiana às vezes exige que nos alimentemos com o que temos em nosso alcance, e
o longo do dia, nem sempre temos tempo de escolher com cautela o que iremos comer, e nem nos importamos o que o nosso corpo necessita. Mas, à medida que o dia vai chegando ao fim, vale a pena investir em cuidados para que o que comemos e bebemos não prejudique a qualidade do sono. 
Segundo a nutricionista do Hospital de Clínicas da Unicamp, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer equilíbrio durante a noite que e o: triptofano. Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono. Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico. 


A insulina também tem papel importante no padrão do sono. Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. 
Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono. Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. Eles favorecem o aumento dos níveis de insulina, que auxiliam na limpeza dos aminoácidos circulantes no sangue.


Há algumas fontes de carboidratos como: pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta. A nutricionista aproveita para advertir: Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. 

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. A vitamina B6 está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral. 
O que e necessário evitar 
Se o objetivo é deitar e relaxar, não exagere na quantidade de alimentos e na ingestão de comidas gordurosas. Mas, de nada adianta refeições equilibradas e ricas nos itens acima se antes dormir não houver cautela com as bebidas consumidas. 
Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação da especialista é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono. Procure respeitar seu organismo evite exageros só assim sua noite sera perfeita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário