terça-feira, 12 de julho de 2011

LICHIA E SEUS GRANDES BENEFÍCIOS

Lichia e seus grandes benefícios 
A lichia engana os olhos pelo tamanho e pela casca áspera. No entanto, a frutinha de sabor adocicado é rica em benefícios para o organismo.

- A fruta tropical, cultivada principalmente na China, ganha apreciadores por todo o país porque, além de saudável, é pouco calórica.
- De acordo com a nutricionista Fabiana Carvalho de Souza, quatro unidades de lichia correspondem a 55 calorias. “Comparando com a melancia, para cada fatia grande encontramos aproximadamente 50 calorias”, afirmou.
- A lichia é rica em diversos nutrientes, com destaque para a vitamina C, potássio, cobre, magnésio, manganês, fósforo e ferro. “A vitamina C exerce função antioxidante, vasodilatador e anticoagulante, e o potássio é fundamental para o equilíbrio das células e o funcionamento cardíaco”.
- O cálcio e o fósforo estão presentes em quantidade significativa, e, dentre outras funções, atuam na formação óssea e na contração muscular. O magnésio participa em reações metabólicas.
Quem não pode comer
- É preciso cuidado, porém, para as pessoas portadoras de doenças renais, pois é necessário um controle para o consumo de frutas cruas. “O ideal seria evitar a lichia para indivíduos que possuem patologias em que o organismo não elimina o excesso de potássio ou outro nutriente e para pessoas que são alérgicas as substâncias presentes na fruta”, disse a nutricionista.
Como a lichia não está presente no cardápio em todas as épocas do ano, varie o consumo com frutas que possuem os mesmos nutrientes. São elas: uva, melão, kiwi, maracujá, laranja e banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário