terça-feira, 12 de julho de 2011

OS COSMÉTICOS E SEU BEBE

Os cosméticos e seu bebe
O famoso cheirinho de bebê nem sempre é um sinal positivo. Apesar de a indústria de cosméticos estar investindo cada vez mais em produtos voltados para bebes e crianças, não é tudo que os pequenos podem usar. 
- Xampu, condicionador, talco líquido e creme hidratante enchem prateleiras de farmácias, supermercados e lojas. A oferta aumenta para as crianças com mais idade: perfumes, maquiagens, esmaltes, creme de pentear para cabelos com cachos e por aí vai.
- Mas será que eles realmente precisam de tudo isso para ficar limpinhos e cheirosos? Quem responde a esta pergunta é o dermatologista pedriátrico Wellington de Jesus Furlani, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Segundo o médico, as mães devem ter muito cuidado nos primeiros meses de vida do bebê. 
Veja opções de cosméticos infantis 
 Abaixo dos seis meses não há indicação de uso cosméticos, apenas sabonete neutro e um pouco de xampu também neutro. Nada além disso. Hidrantes apenas com indicação médica. 
Kerstin Taniguchi Abagge, presidente do departamento de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que apesar de os bebês possuírem todas as estruturas da pele do adulto, eles ainda têm o sistema de defesa imaturo. Por isso, há maior risco de infecções, irritações e alergias. Para ela, a regra é clara: “quanto menos, melhor”. 
- O que eles precisam para estar limpos é um sabonete de pH 5,5 e água. O uso de hidratantes e óleos deve ser reservado para as peles ressecadas, seja por doenças [como a dermatite atópica], seja por condições ambientais [inverno, aquecedores e baixa humidade do ar].

De acordo com os especialistas, o uso incorreto destes produtos pode retirar a proteção natural da pele dos bebes. Quanto mais se usa, mais a proteção sai. Eles frisam que até hidratantes devem ser usados com autorização e orientação médica. 
A lista dos “proibidos para pequenos” é grande. Furlani alerta aos pais quais são os produtos que um bebê não pode usar de jeito nenhum.
Perfume forte, condicionador, qualquer produto com cheiro muito forte, maquiagem, esmalte, hidratantes e, principalmente, hidratantes de uso adulto, que têm componentes que podem irritar a pele, causar vermelhidão e coceira. 
Qual é a faixa etária indicada para cada uso?

  • De zero a seis meses: apenas sabonete e um pouco de xampu neutro.
  • A partir do seis meses: são indicados filtros solares específicos para a idade e, se necessário, hidratante com indicação médica. 
  • A partir dos dois anos: estão liberados os cosméticos próprios para crianças.
Como escolher corretamente o produto?
O pH ideal dos sabonetes infantis ou hipoalergênicos deve ser ao redor de 5, e não 7. É fundamental utilizar produtos específicos para bebês, que sejam regulamentados pela Anvisa e autorizados para uso infantil. Eles devem ter o selo de “testado” - para não dar alergia nem reações. Dê prefêrencia aos filtros solares "baby", que possuem menos elementos químicos em sua composição. 
Observe os rótulos. Por exigência da Anvisa, eles precisam conter orientações básicas de uso e trazer informações como ser dermatologicamente testado ou hipoalergênico. 
 O que se deve evitar?
Limpar a região da fralda com lenços umidecidos, que possuem fragrância e outras substâncias químicas. Os médicos indicam água morna e sabonete neutro. 
"Pomadinhas" só com prescrição médica. Evitar também os perfumes diretamente na pele. Eles devem ser usados preferencialmente sobre as roupas. 
- Os médicos também dizem que não faz sentido uma garota de dois anos pintar as unhas, expondo-se precocemente a substâncias potencialmente alergênicas. Atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário